Cuidando do seu cabelo…

Você sabe como as mulheres cuidavam dos cabelos ha uns 60 anos atrás? Tente imaginar nossa vida sem os cosméticos disponíveis hoje! Imaginou? Pois é, nessa época os produtos para tratamento dos cabelos eram raros, caros e pouco eficientes, mas uma coisa é certa, a busca pelo brilho e textura perfeitos é atemporal.

Antigamente havia um ritual comum para dar brilho aos cabelos, as mulheres escovavam repetidas vezes os fios para que o óleo do couro cabeludo chegasse até as pontas e assim todo o comprimento tivesse brilho. Havia ainda mulheres que faziam cremes caseiros misturando uma variedade de óleos com ingredientes como: frutas, iogurte ou até mesmo ovos, na tentativa de conseguir cabelos mais macios e brilhantes.

A revolução sexual impulsionou o crescimento do setor da beleza, melhorou as formulas e aumentou diversidade de produtos, mas devido ao acúmulo de funções, a mulher contemporânea não tem muito tempo para cuidados essenciais do couro e dos cabelos. Esse “lifestyle” tem trazido alguns incômodos porque as visitas ao salão são rápidas e apenas para serviços “prioritários” como: corte, cor e um brushing.

Estes procedimentos repetitivos sem proteção podem causar danos ao couro e a fibra. Um exemplo: Imagine o atrito da escova na fibra durante o processo de brushing, as cerdas vão arranhando e o calor queimando a superfície! Ao longo dos dias causa perda de brilho e aspereza, justamente o oposto do que se busca!

Para ajudar, a indústria da beleza criou o leave-in, de uso obrigatório para quem usa secador ou faz escova todos os dias, que diminuem o atrito e protegem os fios do calor evitando os danos.

Outro exemplo que pode ser prejudicial ao couro e aos fios, é o de usar frequentemente shampoos adstringentes conhecidos como “limpeza profunda”, sua utilização é comum, mas sua verdadeira função não é conhecida pela maioria.

Seu uso continuo pode remover a proteção natural responsável pelo equilíbrio do couro cabeludo, o manto hidro-lipídico, basicamente composto de lipídios, glicídios e protídeos que tem a função de proteger a pele contra agressões externas como o frio e o calor. Sua remoção completa pode deixar o couro ressecado e desencadear descamação ou até mesmo inflamação, coceira e vermelhidão.

A falta de orientação profissional esta deixando as mulheres cada vez mais insatisfeitas. Talvez seja por este motivo que as “milagrosas” escovas progressivas fizeram tanto sucesso por aqui.

É importante entender que as mesmas técnicas, não funcionam para todas as mulheres simplesmente porque seus fios são únicos! Conhecer as características do couro e fios e depois buscar as soluções ‘e o melhor caminho. Lembre-se, eu, seu cabelereiro também sonho e persigo o brilho e a textura perfeitos! Estamos juntos nessa empreitada!

Luciano boy

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.