Das ilhas de Samoa direto para seus cabelos

Os samoanos chamam os seus imponentes coqueiros de “árvore da vida.”

O seu fruto é uma fonte vital de alimento e o óleo prensado a partir de sua polpa branca e luminosa é usado para curar, proteger e amaciar a pele. As mães tradicionalmente massageiam o óleo virgem no corpo de seus filhos, para assegurar ossos fortes e uma pele saudável e sem manchas; ou o esfregam nas gengivas dos bebês para aliviar a dor dos primeiros dentes. Das folhas ao tronco, nada é desperdiçado.

A ONG Women in Business Development (WIBDI) está trabalhando para garantir que os samoanos possam continuar a viver lado a lado com esta árvore majestosa. A cooperativa fornece a cerca de uma centena de mulheres locais equipamentos e conhecimento para a produção de óleo de coco orgânico de alta qualidade. Isto é essencial em um país onde o desemprego forçou muitos samoanos a deixar as ilhas em busca de trabalho. Trazer renda e uma forma de vida sustentável às comunidades indígenas da nação ajudará a preservar a sua cultura única. Também está ajudando Samoa a atingir o seu objetivo de se tornar uma “ilha orgânica.”

Elevando-se do solo escuro e vulcânico de Samoa, um coqueiro maduro produzirá de 50 a 100 frutos por ano. São necessários apenas dez cocos para produzir um litro de óleo virgem. Mas primeiro eles precisam ser colhidos.
Aqueles que tiverem um bom “sorriso” serão abertos, sua polpa será retirada e ralada. Em seguida, a polpa é delicadamente aquecida em leitos de secagem, usando as cascas do coco como lenha. Isto deve ser feito na medida certa, porque calor de mais ou de menos estragará o óleo. Perfeitamente seca, a polpa é colocada em uma pequena prensa de rosca, que é girada manualmente para extrair o óleo. Finalmente, o óleo virgem prensado a frio é filtrado para remover as impurezas e revelar um brilho quase opalescente.

Este delicioso óleo de coco é um dos raros óleos naturais a oferecer uma rica fonte de ácido láurico: um lipídeo linear que demonstrou cientificamente penetrar profundamente na haste capilar. Dentro e fora da fibra, ele proporciona hidratação, nutrição, proteção, maleabilidade e força invisíveis e duradouras: a perfeita fusão entre natureza e performance.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.