Porque a piscina deixa os cabelos loiros esverdeados?

Depois de uma bela tarde curtindo a piscina, você descobre que seu cabelo ficou esverdeados. Sabe porque?

Você já deve ter visto alguém que curtiu um delicioso dia na piscina e depois percebeu que seu cabelo estava verde? Você sabe porque isso acontece? Vamos falar um pouco sobre isso e como prevenir e cuidar de uma cabelo “verde piscina”.

Primeira coisa: cloro não é o causador deste tormento, o nome correto do inimigo é um tal de sulfato de cobre, um produto químico frequentemente usado para limpeza de piscinas e o maior responsável pela alteração da cor em “todos” os tipos de cabelos. Inclusive nos escuros, o verde piscina fica bem mais visível nos cabelos claros, principalmente nos descoloridos!

Cabelos naturais também

Isso mesmo, todos os cabelos estão sujeitos a absorver o sulfato de cobre. Existem diferentes tipos de cabelos e eles variam quanto a porosidade, porém quanto mais porosa a fibra, mais ela absorverá, por isso que as pontas “verde piscina” são bem mais comuns nos cabelos descoloridos.

Os pós descolorantes usados para clarear os fios, abrem as cutículas, parte externa da fibra que serve de proteção, para remover a cor do interior do córtex, parte interna da fibra, onde estão os “indesejados” pigmentos escuros. Após essa limpeza a cutícula fica parcialmente ou muito aberta, depende dos cuidados pós químicas, por isso os fios ficam tão porosos e absorvem uma grande quantidade de sulfato de cobre.

Precisa mesmo do sulfato de cobre na piscina?

Sim, ele é um produto químico utilizado para limpeza de algas em piscinas principalmente quando elas apresentam grandes quantidades ou até a presença de colônias visíveis.

Após essa limpeza a cutícula fica parcialmente ou muito aberta, por isso os fios ficam tão porosos e absorvem uma grande quantidade de sulfato de cobre.

É possível remover o verde sem danificar os fios?

Claro que dá, mas lembre-se disso para sempre: melhor prevenir do que remediar! A principal dica é manter seu cabelo sempre bem tratado, o trio: lipídios, protídios e glicídios ajuda muito, pois quanto mais preenchida a fibra, menor será a absorção de elementos estranhos…

Algumas dicas importantes

Sempre proteja os fios antes do mergulho com produtos em creme ou em óleo, use o Micro-voile Protecteur da Kérastase, que cria uma película protetora que bloqueia a ação da água e ainda tem proteção UV. Pense sempre em produtos a base de óleos, os lipídios, que ajudam a proteger e selar levemente as cutículas.

Tome uma ducha antes ou umedeça os cabelos e aplique algum creme com proteção solar. Ex: CC Crème

Se ficar na borda conversando com as amigas deixe as pontas para fora da água, faça um rabo de cavalo ou prenda com uma presilha.

Quando sair da água tome uma ducha e enxague bem o cabelo.

Após a piscina lave bem os cabelos com shampoo anti-resíduos, enxague, retire o excesso de agua com uma toalha e aplique uma máscara hidratante e deixe agir por alguns minutos.

Para remediar

Procure um profissional cabeleireiro para verificar o estrago. Atualmente existem produtos que removem completamente o verde sem necessidade de usar mais descolorante e sensibilizar a fibra.

O Prepare Defense System da K.Pro é um fluido micelar de uso profissional com com agentes sequestrantes que removem totalmente o sulfato de cobre e devolve a cor original sem causar danos.

E o mais importante: jamais vá a piscina após fazer reflexo!

LEIA MAIS

× Olá!