Curiosidades sobre os cabelos


Mais do um adorno, desempenha um papel fundamental em nossa imagem.

 

Pretos, castanhos, loiros ou ruivos, o importante é que os cabelos sejam saudáveis pois um organismo fatigado produz cabelos fracos e sem brilho. Queda, oleosidade, caspa e pontas duplas são problemas que afetam constantemente os fios e por este motivo, cuidar do cabelo não é apenas tratar da beleza e da juventude, mas também da saúde e do bem estar geral.

O cabelo, os pelos e as unhas são feitos de queratina, um tipo de proteína rígida, rica em enxofre. A queratina se apresenta sobe diferentes formas em todo organismo, no que diz respeito a saúde e tratamento do cabelo, a mais importante, é a cutícula ou seja a parte externa do fio.

A cutícula é formada de vários revestimentos de células chamadas escamas, que são a proteção do fio, se as escamas se levantam o fio perde o brilho e consequentemente a sua proteção, tornando-se áspero e inicia o processo de deterioração. Ocorrendo isso perde-se as substancias que dão a cor (melanina) e sua estrutura.

 

Ciclo de vida

Em condições normais, os cabelos crescem entre 12 e a 17 centímetros por ano, durante cerca de cinco anos . Os fios crescem em media 1 cm por mês e passam por 3 fases de desenvolvimento em seu ciclo de vida.

 

Fase de Crescimento (Anágena)

As células se dividem e se multiplicam no bulbo constituindo o fio.

Fase de Repouso (Catágena)

A divisão celular diminui gradativamente até ser interrompida. O cabelo não cresce mais.

Fase de Queda (Telogena)

A multiplicação celular não acontece mais, após este período os fios, começam a cair e são substituídos por novos, que nascem após um período de três a quatro meses de repouso. Este processo é permanente e, a cada instante, temos cabelos que estão no fim do seu ciclo de vida e cabelos novos que começam a nascer.

 

Curiosidade

Durante toda nossa vida, cada folículo pode produzir em torno de 25 ciclos, porém, pode ser afetado por variados fatores como: a hereditariedade, o envelhecimento, desequilíbrios hormonais, tratamentos químicos, medicamentos, fadiga, choques emocionais, stress ou a gravidez .
Para que o ciclo do cabelo decorra normalmente, é necessário um bom estado geral da saúde, bem como a escolha de produtos adequados e de qualidade.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.