L’Oréal segue tendência natural e oferece tinturas capilares à base de plantas
A demanda por ingredientes naturais vem ganhando terreno no mercado de beleza há vários anos, inclusive no segmento de coloração para cabelos. Muitos salões de beleza têm apostado na tendência, construindo seu sucesso em torno desse tema. As grandes marcas também aderiram ao movimento, levando ao grande público inovações na área de colorimetria capilar. Um bom exemplo é a L’Oréal, que lançou uma linha inédita de tinturas.
A divisão de Produtos Profissionais da gigante do setor de cosméticos acaba de anunciar o lançamento da gama Botanéa, sua primeira linha de tinturas para cabelos 100% vegetal. A coleção, que exclui os produtos sintéticos tradicionalmente presentes nos ingredientes de tinturas capilares, prioriza colorantes de origem vegetal obtidos a partir de plantas indianas, oferecendo aos profissionais três tipos de pós – henna, cássia e indigo – impregnados de óleo de coco.
Os três produtos que formam a linha foram desenvolvidos para uso profissional e começarão a ser distribuídos aos salões da Europa a partir de maio de 2018. Inicialmente, a novidade deverá estar disponível em cerca de 30% dos cabeleireiros que trabalham com as gamas L’Oréal Professionnel.
Para completar, algumas matérias publicadas nas mídias afirmam que a L’Oréal estaria preparando o lançamento de tinturas naturais para cabelos destinadas ao grande público.
Tendência lucrativa
Neste último ano, a beleza natural e sustentável mostrou ser uma tendência que oferece bom retorno financeiro. Várias marcas estão caminhando a passos largos rumo à adoção de um modelo industrial que leve mais em conta as questões ambientais e éticas.
Considerado um mercado de nicho no passado, os cosméticos naturais ganharam destaque ultimamente, em particular graças à atuação de marcas como Lush, Neal’s Yard e Tarte Cosmetics, hoje bem conhecidas. Paralelamente, os produtos com selo vegetaliano e veganos, que excluem ingredientes de origem animal ou testados em animais, têm conquistado crescente popularidade, tendo como carros-chefe as marcas Kat Von D, Too Faced e Fenty Beauty, da Rihanna.
Tudo indica que a demanda por produtos naturais continuará a crescer em 2018. Segundo pesquisa publicada em novembro pela agência de estudos de mercado Mintel, a busca por modelos locais e o progresso das biotecnologias deverão estimular o desenvolvimento de ingredientes naturais, que serão a base de uma das principais tendências da indústria de beleza neste próximo ano.