Os cabelos, pêlos e unhas consistem de queratina, uma proteína resistente e rica em enxofre. A queratina se apresenta em diferentes formas no organismo. No tratamento dos cabelos, ela está na cutícula, ou seja, na parte externa dos fios, o que reflete diretamente na aparência das madeixas. A cutícula é formada de revestimentos de células conhecidos como escamas, protetoras dos fios. Sem esta proteção, o cabelo se deteriora, ou seja, as escamas se levantam. Perde-se as substâncias que produzem a cor (melanina) e maciez, além do brilho.
Ciclo de vida
Em condições normais, os cabelos crescem entre 12 e 17 centímetros por ano, durante cerca de cinco anos. Os fios crescem em média um centímetro por mês e passam por três fases de desenvolvimento:
Fase de Crescimento (Anágena) – As células se dividem e se multiplicam no bulbo, constituindo o fio.
Fase de Repouso (Catágena) – A divisão celular diminui gradativamente até ser interrompida. O cabelo não cresce mais.
Fase de Queda (Telogena) – A multiplicação celular não acontece mais. Após este período, os fios começam a cair e são substituídos por novos, que nascem após um período de três a quatro meses de repouso. Este processo é permanente e, a cada instante, temos cabelos que estão no fim do seu ciclo de vida e cabelos novos que começam a nascer.
Curiosidade
Na vida do ser humano, cada folículo pode produzir em torno de 25 ciclos, porém, este tempo pode ser influenciado por fatores hereditários, envelhecimento, desequilíbrios hormonais, tratamentos químicos, medicamentos, fadiga, choques emocionais, estresse ou gravidez.
Para que o ciclo do cabelo decorra normalmente, é necessário um bom estado geral da saúde, bem como a escolha de produtos adequados e de qualidade.